Brasil
Novo boletim médico diz que Papa Francisco ‘descansou bem’ a noite
O papa Francisco, hospitalizado há oito dias por uma pneumonia bilateral, passou uma boa noite, informou o Vaticano neste sábado (22), embora, segundo seus médicos, o pontífice argentino de 88 anos ainda não esteja “fora de perigo”. “O papa Francisco descansou bem”, afirmou a Santa Sé em um breve comunicado divulgado na manhã de sábado. Porém, ele não está fora de perigo e permanecerá internado “pelo menos durante toda a próxima semana”, anunciaram seus médicos na sexta-feira.
O pontífice não fará a tradicional oração do Angelus no domingo, mas enviará um texto que será publicado, assim como na semana passada, explicou Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano. Francisco foi internado no hospital Gemelli de Roma por uma bronquite em 14 de fevereiro e, no dia 18, a Santa Sé anunciou que ele sofria de uma pneumonia bilateral, uma infecção do tecido pulmonar potencialmente fatal. A hospitalização do líder da Igreja Católica provocou especulações sobre seu futuro, embora os médicos tenham afirmado na sexta-feira que ele conseguiu se levantar e não está conectado a nenhum aparelho.
Nos últimos dias, o papa recebeu a visita de seus colaboradores mais próximos no hospital. Francisco lê, assina documentos e faz ligações telefônicas, destacou o Vaticano. No início da semana, ele recebeu a visita da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que afirmou que o pontífice estava “alerta” e “receptivo”. Os cardeais expressaram otimismo e declararam que ele estava “no bom caminho”.