Brasil
Romero e Memphis decidem contra o São Bernardo e garantem Corinthians nas quartas do Paulistão
Pouco menos de um ano depois de não avançar ao mata-mata do Paulistão e quase ficar fora da Copa do Brasil por causa disso, o Corinthians escreveu outra história na atual edição do estadual e conseguiu a classificação às quartas de final com quatro rodadas de antecedência. A vaga foi confirmada com gols de Romero e Memphis nos acréscimos do segundo tempo e vitória por 2 a 0 sobre o São Bernardo neste domingo, na Neo Química Arena, em jogo da oitava rodada, no qual o time alvinegro entrou em campo com um time alternativo. Antes de o ídolo paraguaio decidir o jogo, com assistência de Memphis Depay, o grande momento da partida foi a entrada de Rodrigo Garro, que ainda não havia jogado neste ano por causa de uma lesão no joelho.
Com 22 pontos, na liderança do Grupo A, o time comandado por Ramón Díaz não pode mais ser alcançado pelo Botafogo-SP, terceiro colocado do grupo, que tem sete pontos e pode chegar no máximo a 19. Ainda disputa, contudo, a liderança com o Mirassol, segundo colocado, com 16. O São Bernardo continua com a segunda melhor campanha geral, dono de 16 pontos, na liderança do Grupo D.
O Corinthians fez um primeiro tempo de acordo com a regularidade que tem mostrado dentro de casa, mesmo jogando com um time alternativo. Ir para o intervalo sem gols foi uma fatalidade para uma equipe que teve boa organização ofensiva, potencializada por grande atuação do volante José Martínez pela ponta direita. As movimentações de Pedro Raul e Romero também foram importantes para a dinâmica do ataque alvinegro.
Foram de Pedro as melhores chances corintianas: um chute por cima do gol após dividida com os zagueiros na área e uma finalização que parou na trave. A rede chegou a ser balançada por Romero, porém em posição de impedimento. Do outro lado, o São Bernardo esteve desconfortável em durante o maior parte do tempo. Na única vez em que o time do ABC chegou com perigo, Guilherme Queiróz parou em defesa do decisivo Hugo Souza.
O início do segundo tempo foi de mais movimentação ofensiva do São Bernardo, que encontrou espaços e levou alguns sustos à defesa alvinegra. Logo, contudo, os corintianos voltaram a ter mais volume e levou perigo com Ryan e Pedro Raul. Aos oito minutos, a torcida vibrou muito, mas não estava comemorando um gol e sim a entrada de Rodrigo Garro no lugar de Ryan.