Policial
Após 7h de buscas, MPE e SIG deixam prédio da Prefeitura com farta apreensão de documentos e HDs
Operação foi deflagrada na manhã desta segunda-feira em Nova Andradina
JORNAL DA NOVA
Depois de 7 horas de buscas, membros do MPE (Ministério Público Estadual) e investigadores da SIG (Seção de Investigações Gerais) da Delegacia de Polícia Civil deixaram o prédio da Prefeitura de Nova Andradina com farta apreensão de documentos, HDs e computadores. “Operação Cobertor Curto” foi deflagrada nesta segunda-feira (25).
A ação presidida pelo Promotor de Justiça Paulo Henrique Mendonça está em sigilo, mas o Jornal da Nova apurou que se refere a suspeita de fraude em aquisição de cobertores, entre outros delitos de peculato, onde o Promotor requereu junto ao Poder Judiciário os mandados de busca e apreensão que foram cumpridos na data de hoje.
Além das buscas na Semcias (Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social), houve buscas na casa da secretária Julliana Ortega e da subsecretária Ana Kelly Clemente, bem como numa residência de uma servidora na rua André Loyer, no Jardim Alvorada.
A reportagem apurou que na residência da secretária foram apreendidos vários documentos, bem como na casa da subsecretária. Os celulares de ambas as investigadas também foram apreendidos e passarão por perícia.
A apuração preliminar aponta sumiço de cobertores, falsificação de documentos entre outros crimes da administração pública.
A pedido do Ministério Público e deferido pelo Poder Judiciário, Julliana Ortega e Ana Kelly estão proibidas de ter acesso as repartições públicas do município, caso descumpram, serão presas em flagrante. Uma normativa foi distribuída pela Prefeitura Municipal nesta segunda-feira (25).
Ante as provas, as investigadas devem ser intimadas a depor no Ministério Público para prestar esclarecimentos sobre os fatos.
Outro lado
Cumprindo medida cautelar nos autos 090062-85.2022.8.12.0017, na manhã desta segunda-feira (25), o Ministério Público Estadual e a Delegacia de Polícia Civil fizeram busca e apreensão na Semcias (Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social) com o objetivo de localizar possíveis elementos probatórios que venham a comprovar práticas de crimes ou demais elementos de investigação contra a secretária Julliana Caetano Ortega e a subsecretaria da pasta Ana Kelly Clemente.
Na operação, Polícia Civil e o Ministério Público apreenderam documentos e HDs de computadores para análise e, depois, deverão efetuar a devolução ao município de Nova Andradina.
A busca se restringiu a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.
Neste feito, a Prefeitura acompanha e colabora com as investigações das autoridades competentes, e prestará todas as informações necessárias.
Vale ressaltar que administrativamente, a Procuradoria Jurídica do município também irá apurar as denúncias e punir, caso haja delitos comprovados, os eventuais responsáveis com o rigor da lei.