Região
Banda Municipal Getúlio Vargas e Maestro Edson Pinheiro são destaques em Moção de Parabenização
CMNA
Os 38 anos de atuação da Banda Marcial Municipal Getúlio Vargas de Nova Andradina, foi destacada na Moção de Parabenização 10/2022, de autoria do vereador Alessandro Moreira Chaves (PDT), com todos os outros parlamentares como autores subscritos.
Na mesma linha, o Maestro Edson Dias Pinheiro, também foi destaque durante a sessão, recebendo Moção de Parabenização 11/2022, pelos relevantes serviços prestados à comunidade nova-andradinense frente à Banda Marcial Getúlio Vargas. A moção foi proposta pelo vereador Alessandro Moreira Chaves (PDT), e subscrito pelos demais vereadores e vereadoras.
Banda Municipal
Considerada uma das corporações tradicionais no Estado de Mato Grosso do Sul, a Banda Municipal Getúlio Vargas tem títulos importantes em sua galeria, com destaque para Tri Campeã da Alta Sorocabana, em Presidente Prudente, em 1986, e Campeã do VIII Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras, realizado em Campo Grande, em novembro de 2006, Campeã Estadual na Categoria Infanto Juvenil em 2010 em Campo Grande - MS, Campeã Geral Juvenil na Cidade de Santa Fé-PR em 2011, Campeã Geral Juvenil na Cidade de Rolândia-PR em 2011. Quarto Lugar como Corpo Musical no Campeonato Nacional em Presidente Prudente em 2012, com o Segundo melhor Mór de Comando do Brasil, obtendo o segundo lugar.
Nesse ínterim, além dos 103 troféus e inúmeros títulos, conquistou a credibilidade e respeito no meio musical no cenário nacional no segmento de bandas e fanfarras. O mais importante, levando a bandeira do Município de Nova Andradina-MS.
“Pela sua história, a Banda é motivo de orgulho para Nova Andradina, e como patrimônio cultural e imaterial do município, têm se mostrado um celeiro de músicos, fazendo a diferença na vida de pessoas que conseguiram sucesso pessoal e profissional por meio das ações culturais e sociais oferecidas neste projeto”, justificou o vereador.
Maestro Edson
No mesmo contexto, o maestro Edson Dias Pinheiro, assumiu no ano 2000 a regência da Banda Marcial Getúlio Vargas, colecionando ao longo dos anos, grandes títulos em Concursos e Campeonatos de Bandas e Fanfarras no Estado de Mato Grosso do Sul e Estados Vizinhos. Sob seus cuidados, os trabalhos de musicalização no município deram início à uma jornada de apresentações, já que a famosa e carinhosamente apelidada de “GV” (Getúlio Vargas) estava atuando no cenário musical no Estado de Mato Grosso do Sul e outros estados.
Edson Pinheiro é um homem que sempre gostou de estudar e no ano de 2015 graduou-se no Curso de Licenciatura em História pela UFMS, 2016 pós graduou-se no Curso de Especialização em Artes e Musicalização pela FATECE – Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação, seguindo os passos musicais, em 2020 graduou-se no Curso de Licenciatura em Música pela UNIMES – Universidade Metropolitana de Santos. Durante este período, além dos 103 troféus e inúmeros títulos, conquistou a credibilidade e respeito no meio musical do cenário nacional para o segmento de bandas e fanfarras, sobretudo, levando a bandeira do Município de Nova Andradina-MS.
“Pela sua história e trabalho realizado na Banda Municipal Getúlio Vargas, o Maestro Edson Dias Pinheiro tem contribuído para a formação de adolescente e jovens no cenário musical do município e do Estado, pois a banda é um celeiro de músicos, fazendo a diferença na vida de pessoas que conseguiram sucesso pessoal e profissional”, destacou Alessandro.