Presidente nacional do MDB diz que partido não irá fazer nenhuma federação em 2022


O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi anunciou que o partido não irá fazer nenhuma federação nas eleições de 2022. A decisão foi comunicada ao dirigentes estaduais e municipais, mas não tira de questão a conversa com as siglas de centro. 

Segundo a sua publicação feita no Twitter, Baleia afirma que continua em conversa com Luciano Bivar (União Brasil) e Bruno Araújo (PSDB), no entanto, descartou a possibilidade de federação.

"Na condição de presidente nacional do MDB, comuniquei aos diretórios estaduais, senadores e deputados que o nosso partido não fará nenhuma federação para as eleições de 2022. Contudo, manteremos as conversas com os partidos do centro democrático para a construção de uma candidatura única à Presidência da República", falou na rede social. 

Federações
Com a extinção das coligações nas candidaturas proporcionais (deputado federal, estadual e vereador), o TSE segue a legislação eleitoral e  apoia a união dos partidos e com a diferença que essa aliança siga durante os quatro anos de mandato, diferente da outra opção que permitia até o fim das eleições.

A federação de partidos vale para duas candidaturas, tanto para majoritárias como para as proporcionais. No entanto, os partidos terão direito de escolher apenas uma sigla, levando em consideração a de maior afinidade para permanecer em formação durante os quatro anos de mandato político.