Capital vai liberar eventos, mas carteira digital de vacinação será passaporte

Se fosse liberado hoje, por exemplo, apenas 31,16% da população poderia frequentar

CAMPO GRANDE NEWS


Depois de um ano e meio com as restrições impostas pela covid-19, a Prefeitura de Campo Grande vai flexibilizar e permitir eventos desde que os participantes comprovem que estão vacinados.

A entrada exigida será o cartão de vacinação digital, feito pela Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), e que traz todos os dados da pessoa, vacina e quantas doses foram tomadas.

Se fosse liberado hoje, por exemplo, apenas 31,16% da população poderia frequentar. O percentual corresponde as 282.353 mil pessoas que já estão completamente imunizadas.

O decreto com as especificações deve sair ainda nesta semana, mas segundo o titular da Sesau, José Mauro Filho, a entrada vai valer para eventos e feiras e congressos.

Com a diminuição do número de contaminação, internação e óbito, o secretário avalia que estamos caminhando para um processo natural de retomada. No entanto, existe transição para que isto aconteça.

"Para a gente tirar a máscara, que um dia a gente vai tirar, tem que observar uma queda muito mais importante do que estamos observando agora. Alguns artifícios que eu acredito que seja importante a gente discutir agora é a carteira digital que está disponível para todos os campo-grandenses", comenta o secretário.