O técnico Ariel Holan foi apresentado pelo Santos, ao lado do presidente Andres Rueda, nesta segunda-feira. Dizendo-se empolgado com o início do trabalho no Peixe, o treinador argentino mostrou confiança nos garotos das categorias de base do clube e explicou como pretende montar seu time.
Ciente dos problemas internos do Santos, como a proibição da Fifa de registrar novos jogadores, Ariel Holan disse entender que é preciso apostar nos atletas das categorias de base para desenvolvê-los profissionalmente.
– Como bem disse o presidente, temos uma situação momentânea (de não poder contratar). Temos de ver onde estão nossas forças. E nossas forças estão na base, no desenvolvimento do futebol dos jogadores do clube. Confiamos em todos os garotos. Podemos incorporá-los aos poucos ao elenco profissional. Vejo muito potencial em futebolistas jovens – disse Holan.
O técnico argentino também explicou como pretende desenvolver seu trabalho no Santos. Diferenciou esquema tático (4-3-3, 4-4-2...) de maneira de jogar e prometeu ser ofensivo.
– Tem uma diferença entre formação e sistema de jogo. Formação é a forma como você distribui os jogadores dentro do campo, e se dá certo a forma como o clube vem jogando, se essa for a única alternativa, veremos. Mas por sistema entendo a relação que teremos entre os jogadores dentro do campo de jogo. Quero que seja uma equipe que entre no campo adversário com a bola dominada, que tenha passes que quebrem linhas e tenha objetividade para ir ao gol adversário – explicou.
– Gosto do jogo de passe e recepção, um sistema em que a equipe busque a articulação e chegar ao arco rival. É disso que gosto nas equipes que dirijo: que tenham mentalidade ofensiva, que ataquem massivamente, com espaços para transição de jogo. Quem ataca bem, defende bem. É isso que vamos buscar – completou Holan.
Ariel Holan ainda não estreia pelo Santos nesta quarta-feira, contra a Ferroviária. O treinador irá trabalhar para comandar o Peixe à beira do campo pela primeira vez no clássico contra o São Paulo, sábado, às 19h (de Brasília). Seu primeiro trabalho em campo será nesta terça.